Transferência de zigotos
O que é?
Nesta técnica, ambos os tipos de gâmetas são postos em contacto in vitro, em condições apropriadas para a sua fusão. O zigoto ou zigotos resultantes são então transferidos por laparoscopia para o interior das trompas.
Casos em que é utilizado:
Este método é utilizado em casos cuja mulher tenha um bloqueio nas trompastrompas de Falópio mas ovários e útero funcionais.
Diferença entre ZIFT e GIFT:
A grande diferença da ZIFT em relação à GIFT é que, na primeira, a fecundação ocorre fora do corpo da mulher, enquanto, na segunda, o encontro do oócito com o espermatozoide, ocorre nas trompas, dando origem ao embrião.
Vantagens de ZIFT:
Impede a transmissão de algumas doenças genéticas e sexualmente transmissíveis à descendência; permite oo encontro natural doa gâmetas e a fecundação ocorre naturalmente; reduz o tempo que o embrião fica no laboratório, pois irá desenvolve-se dentro do corpo da mulher; é um processo indolor, já que é feita uma cirurgia com anestesia geral.
Desvantagens da ZIFT:
Requer cirurgia, o que significa maior dificuldade, risco e custo; pode ocorrer uma gravidez ectópica (gravidez em que o oócito II fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero), uma vez que os embriões não são transferidos diretamente para o útero; é considerado um processo mais invasivo; a taxa de sucesso desta técnica é de 20 a 30%. A taxa de gravidez múltipla pode ser maior já que é introduzido mais de 1 zigoto, diferente de outros tipos de técnicas.
Laparoscopia:
É uma técnica cirúrgica mini-invasiva que permite fazer procedimentos cirúrgicos na cavidade abdominal e pélvica; tem por definição ser menos agressiva, condicionar menos dor, permitir recuperação pós-operatória mais rápida, implicar internamento mais curto e, assim o cliente estar apto para as atividades pessoais, familiares,sociais e profissionais mais precocemente.
Vantagens da laparoscopia:
Menor trauma cirúrgico; menor risco de hemorragia durante a operação e de infeção; menos dor no pós-operatório
Informação retirada de: GIFT e ZIFT - Transferência Intratubária de Gâmetas e Zigoto by Bruna Moreira on Prezi